quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Pauta 11 - Como é que se escreve? Ensinando ortografia


As  mudanças pelas quais vimos lutando nos últimos anos, na área de ensino e aprendizagem  da lingua portuguesa , buscam aproximar os usos que os aprendizes fazem da linguagem, na sala de aula, daqueles que fazem os cidadãos letrados  em seu dia-a-dia, quando lêem e escrevem no espaço extra-escolar. Penso que os avanços que conseguimos em direção à meta de formar na escola cidadãos leitores e produtores de textos não podem ser desperdiçados”. Artur Gomes de Moraes

Leitura compartilhada:  Trecho do livro: Querido diário otário
Rede de ideias:Resgate do texto:  “Uma reflexão sobre as normas ortográficas” M3U5T6. Socialização do diagnósticos ortográficos
Categorização dos erros ortográficos e intervenções.
Situações de ensino aprendizagem.
Trabalho pessoal: Fazer o diagnóstico ortográfico  categorizando os erros dos textos de Luis Guilherme e Camila.M3U5T10 e M3U5T11
Leitura do texto: “Contribuições a prática pedagógica 9” M3U5T15
OBS: os textos encontram-se na Xerox dos Gêmeos




QUADRO DAS CATEGORIAS DOS ERROS E INTERVENÇÕES

                    

Categoria de erros
Intervenções
1- Representações múltiplas
Trabalhar as questões regulares e irregulares.
2- Apoio na oralidade
Informar que nem sempre se escreve da maneira como se fala.
3- Omissões de letras
Pedir que ao aluno leia o que escreveu; trabalhar as questões regulares e irregulares.
4- Junção ou separação não convencional das palavras
São as dificuldades que o professor deve priorizar; Reescrita de textos com junção ou separação não convencional.
5- Alterações decorrentes de confusão entre as terminações  am e ão
Informar que am representa o presente, ou o passado, e ão representa o futuro.
6- Generalização de regras
Trabalhar as questões regulares ou irregulares para que os alunos apliquem adequadamente tais conhecimentos.
7-Substituições envolvendo a grafia de fonemas surdos e sonoros
Trabalhar as questões regulares ou irregulares para que os alunos consigam fazer as correspondências adequadas entre letras e sons.

8-Acréscimo de letras
Solicitar a leitura; trabalhar as questões regulares e irregulares.
9- Letras parecidas
Solicitar a leitura; trabalhar as questões regulares e irregulares.
10- Inversões de letras
Solicitar a leitura.