Categoria de erros | Intervenções |
1- Representações múltiplas | Trabalhar as questões regulares e irregulares. |
2- Apoio na oralidade | Informar que nem sempre se escreve da maneira como se fala. |
3- Omissões de letras | Pedir que ao aluno leia o que escreveu; trabalhar as questões regulares e irregulares. |
4- Junção ou separação não convencional das palavras | São as dificuldades que o professor deve priorizar; Reescrita de textos com junção ou separação não convencional. |
5- Alterações decorrentes de confusão entre as terminações am e ão | Informar que am representa o presente, ou o passado, e ão representa o futuro. |
6- Generalização de regras | Trabalhar as questões regulares ou irregulares para que os alunos apliquem adequadamente tais conhecimentos. |
7-Substituições envolvendo a grafia de fonemas surdos e sonoros | Trabalhar as questões regulares ou irregulares para que os alunos consigam fazer as correspondências adequadas entre letras e sons. |
8-Acréscimo de letras | Solicitar a leitura; trabalhar as questões regulares e irregulares. |
9- Letras parecidas | Solicitar a leitura; trabalhar as questões regulares e irregulares. |
10- Inversões de letras | Solicitar a leitura. |
Segunda parte da formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, visando o aperfeiçoamento da prática docente dos professores alfabetizadores.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
QUADRO DAS CATEGORIAS DOS ERROS E INTERVENÇÕES
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário