terça-feira, 20 de setembro de 2011

2º Seminário do Alfaletrar


PROGRAMAÇÃO

Manhã
8h30 - café da manhã e credenciamento
9h – Palestra interativa - Consciência Fonológica: da teoria à prática
Professora: Luciana Gomes
11h30 – Avaliação
Tarde
 13h30- Credenciamento
14h – Palestra: Dificuldades na aprendizagem, intervenções possíveis em sala de aula.
 Professora: Valéria Oliveira
16h – Perguntas

APRESENTAÇÃO
A Formação Alfabetizar e Letrar: um caminho para a aprendizagem significativa é um curso de aprofundamento, que segue a mesma metodologia do PROFA (Programa de Formação de Professores Alfabetizadores). Com o propósito de atender aos professores regentes do 1º ao 5º anos de escolaridade, a Divisão de Educação Infanto-Juvenil (DEIJ) propõe dentro da perspectiva sociointeracionista, uma Formação destinada ao aprofundamento dos conhecimentos no que se refere ao desenvolvimento da leitura e da escrita.

JUSTIFICATIVA
Este seminário surgiu da necessidade que os professores demonstraram em aprofundar os conhecimentos sobre os assuntos tratados nas palestras, com vistas a instrumentalizá-los para que, diante das dificuldades apresentadas por seus alunos no processo ensino aprendizagem, possam lançar mão de estratégias no âmbito pedagógico para ajudá-los.

OBJETIVOS
Ø  Aliar os conhecimentos advindos dos estudos sobre consciência fonológica à prática pedagógica.
Ø  Provocar reflexões em relação à atuação dos educadores frente aos distúrbios de aprendizagem e às dificuldades mais comuns no cotidiano escolar, enfatizando a Dislexia e o TDAH, hoje mais recorrentes e mal interpretados por diversos profissionais.
Data: 05 de outubro de 2011
Local: Auditório da SME (Rua Prefeito José Carlos Lacerda, 1422 – 25 de Agosto)