A língua penetra na vida através dos enunciados concretos que a realizam, e é também através dos enunciados concretos que a vida penetra na língua. Mikail Bakhtin (1992, p.282)
Vivenciar diferentes contextos de enunciação e seus gêneros discursivos possibilita a apropriação destes gêneros e, nestas situações de uso dos textos escritos, as crianças vão aprendendo a articular o discurso de acordo com sua intenção comunicativa e seus interlocutores, vão reconhecendo e se apropriando das características e convenções dos que lhes são mais próximos, se inserindo, assim, no mundo letrado.
Para a escrita fazer sentido para as crianças temos que ter a participação das mesmas em práticas sociais de leitura e escrita. Sua vivência deve ocorrer em situações significativas em que os textos exerçam e sirvam a vários usos.
No seminário que aconteceu no último dia 19 tivemos dois momentos: na parte da manhã tivemos a presença de Patricia Corsino, que discutiu sobre alfabetização e letramento, em sua palestra e citou teóricos como Bakhtin, Vygotsky entre outros, e reforçando a orientação dada na formação ALFALETRAR sobre a importância do texto real e da diversidade textual no dia a dia da sala de aula.
No seminário que aconteceu no último dia 19 tivemos dois momentos: na parte da manhã tivemos a presença de Patricia Corsino, que discutiu sobre alfabetização e letramento, em sua palestra e citou teóricos como Bakhtin, Vygotsky entre outros, e reforçando a orientação dada na formação ALFALETRAR sobre a importância do texto real e da diversidade textual no dia a dia da sala de aula.
No mesmo dia contamos também com relatos de experiências com professores da
rede municipal de Duque de Caxias.
Este momento foi muito rico pois os professores puderam expor , como desenvolvem seu
trabalho em sala de aula de forma dinâmica e diversificada.
trabalho em sala de aula de forma dinâmica e diversificada.
professora: Denise Ana A. S. Oliveira da formação Alfaletrar 1
Os professores José Ricardo Pereira da E. M. Pedro Rodrigues do Carmo e Vanise Dutra da E.M
Joaquim da Silva Peçanha
do projeto "Em Caxias a filosofia en-caixas!?" também participaram do relato.
alunos da rede municipal de Duque de Caxias trabalhando ideia e pensamento a partir do
texto do livro: "Histórias das ideias do Zé" de Silvia Helena Carmossa
Joaquim da Silva Peçanha
do projeto "Em Caxias a filosofia en-caixas!?" também participaram do relato.
alunos da rede municipal de Duque de Caxias trabalhando ideia e pensamento a partir do
texto do livro: "Histórias das ideias do Zé" de Silvia Helena Carmossa
Nenhum comentário:
Postar um comentário