quarta-feira, 1 de julho de 2009

ROTINA NA SALA DE AULA SOCIOCONSTRUTIVISTA

1.LEITURA COMPARTILHADA: O professor lê todos os dias para os alunos, vários tipos de textos como: notícias, contos, poesias, histórias, fábulas, etc.
Lê por prazer, sem cobrar atividades nenhuma após esta leitura.
Objetivos: Professor enquanto modelo de leitor.
Desenvolver no aluno o prazer pela leitura.

2.RODA DE CONVERSA: Professor e alunos conversam sobre assuntos variados.
Objetivos: Desenvolver no aluno a competência oralidade.
Falar o que pensa.

3.ATIVIDADE DE LEITURA: Esta atividade é imprescindível para a alfabetização. Todos os dias os alunos deverão desenvolvê-la. Lembre-se: o bom escritor é antes um bom leitor. Deve ser realizada preferencialmente com textos que já sejam do domínio dos alunos que ainda não sabem ler convencionalmente.
Objetivos: Ler quando ainda não se sabe ler convencionalmente.
Ajustar o falado ao escrito.
Desenvolver a leitura.
É fundamental que intervenções tais como o trabalho com a letra inicial e final das palavras sejam feitas constantemente.

4.ATIVIDADE DE ESCRITA: Só se aprende a ler lendo e só se aprende a escrever escrevendo. Cópia é uma coisa, produção de escrita é outra. Na atividade de escrita, a criança escreve do jeito que ela sabe (hipótese de escrita) e o professor faz intervenções necessárias em relação à escrita, direto com o aluno.
Objetivos: Avançar na reflexão da língua.
Resolver a letra a ser usada (eixo qualitativo) e quantas letras (eixo quantitativo).
Escrever textos com sentido (início, meio e fim).
Revisar ortografia e gramática, etc.

5.ATIVIDADE MÓVEL: Este espaço é para que cada professor trabalhe de acordo com sua turma as outras áreas de conhecimento ( Matemática, Ciências, Estudos Sociais, Artes) ou então jogos matemáticos, Sala de Leitura, Recreação, etc.


6.ATIVIDADE DE CASA: A atividade de casa é alvo de dúvidas e críticas por parte dos pais e dos professores (ou porque não tem “dever de casa” ou porque “tem dever de casa” demais ou porque “os alunos não fazem o dever”, etc.). O ideal é que a atividade de casa, planejada com antecedência, seja um desafio interessante, difícil, mas possível, que o aluno possa resolver sozinho.
Objetivo: Criar o hábito de estudar fora da escola.
Desenvolver a autonomia e a auto-aprendizagem.

Um comentário:

  1. Estou adorando e vibrando com a formaçâo!!!!!
    já havia aprendido muitas coisas com minhas orientadoras Adriana e Rosangela e agora estou conseguindo clarear algumas dúvidas que possuía.
    É muito bom ouvir a teoria e ver na prática a veracidade delas.As crianças adoram as atividades e aprender fica muito mais fácil e divertido, pois sua hipótese de escrita e leitura estão sendo respeitadas...VALEU MENINAS...CONTINUEM ASSIM SIMPLES PORÉM OBJETIVAS... BEIJOS MARIA LÚCIA

    ResponderExcluir